A Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) promoveu, através da Câmara Temática de Salto Grande, reunião nesta terça-feira para debater o despejo de efluentes na represa. O encontro foi comandado pelo diretor-executivo da autarquia estadual, Benjamim Bill Vieira de Souza, e contou com a presença dos promotores Ivan Carneiro Castanheiro e Rodrigo Sanches Garcia, do Gaema (Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente), além de técnicos das prefeituras da RMC (Região Metropolitana de Campinas), do prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Benedito Rodrigues da Silva Filho, e do vereador Gualter Amado, da Câmara de Americana.

Fábio Moreno, da Divisão de Qualidade das Águas e do Solo da Cetesb (Companhia de Tecnologia em Saneamento Ambiental) de São Paulo, apresentou um relatório sobre a carga de fósforo no Rio Atibaia, que forma a Represa de Salto Grande. “O grande problema hoje na represa é a entrada de fósforo, que não é retido de maneira eficiente nas ETE’s (estações de tratamento de esgoto) e hoje fica na casa dos 40%. Por isso, a importância do tratamento terciário, para elevar essa margem para 80% ou 90%, minimizando a sua presença na água”, disse o especialista. Ainda segundo Moreno, a represa também sofre com “fontes pontuais” de poluição, que estão associadas aos lançamentos de esgoto doméstico e industrial. “O fósforo é um componente da matéria orgânica, de caráter conservativo, ou seja, não é biodegradável, e que aparece em águas naturais devido, principalmente, as descargas de esgoto”, completou.

A Câmara Temática tem como objetivo buscar soluções, junto com os municípios de mais autoridades, para o fim do despejo e a despoluição da Represa de Salto Grande

PDUI. Diretor-executivo da Agemcamp, Bill falou sobre as propostas que envolvem a Represa de Salto Grande e que foram apresentadas dentro do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), como a universalização do tratamento de esgoto em nível secundário e redução das cargas pontuais com a implantação de sistemas em nível terciário, bem como controle da ocupação, com a requalificação urbana e a preservação da vegetação ribeirinha, entre outros pontos. “A Câmara Temática tem como objetivo buscar soluções, junto com os municípios de mais autoridades, para o fim do despejo e a despoluição da Represa de Salto Grande. Hoje, a represa sofre muito com o processo de eutrofização da água, que é o aumento de nutrientes, principalmente o fósforo, que provoca na expansão dos aguapés, além do acúmulo de sedimentos por conta do lançamento de esgoto urbano e industrial”, explicou Bill.